O Sonho de um Homem Ridículo é um curta-animação do russo Aleksandr Petrov, baseado no conto escrito por Fiódor Dostoiévski. A história se passa em São Petersburgo, onde um personagem (sem nome) desiludido com o mundo perambula pela cidade até que decide dar fim a sua própria vida.
No caminho de volta a sua casa, encontra uma garotinha que aos prantos implora por sua ajuda, porém ele a ignora e resolve continuar, mas não sem antes, por um momento, hesitar.
Ao chegar em casa, o personagem pega o revolver para dar fim a sua angústia e acaba adormecendo. Em seguida, ele tem um sonho um tanto quanto esquisito, onde encontra a verdade sobre a salvação, projetado através de uma sociedade ideal, livre da luxúria e do egoísmo humano.
De certa forma, a animação permaneceu fiel à obra, com algumas alterações no espaço-tempo e em alguns detalhes na história, modificados pelo próprio animador. O resultado final, feito através da técnica da animação de tinta a óleo, ficou bem interessante.
Inclusive, além do curta, eu recomendo a leitura do intrigante conto do mesmo nome que está presente no livro: Duas narrativas fantásticas, de Dostoiévski, lançado pela editora 34, traduzido direto do russo.
As obras do autor russo são profundas e contundentes ao mostrar o lado mais sombrio daqueles que vivem no limite da condição humana.
Caso não conheça ou queira rever, confira logo a seguir a animação:
Originally published at https://www.recantodasletras.com.br/resenhasdefilmes/4703901
Deixe o seu comentário